Feito pra você

Feito pra você

ENTREVISTAS

Entrevista com o Professor e Atual diretor da Escola Estadual Professor João Barbosa de Almeida Emanuel Lourenço:


Vicentino lança livro: A origem e a expansão do modelo de gestão




O livro foi escrito pelo Professor Emanoel Lourenço, o mesmo é o atual vice-diretor da instituição de ensino.  Escola Estadual Professor João Barbosa de Almeida situada em São Vicente Férrer - PE.

Muitas pessoas afirmam que ser professor não é apenas uma profissão e sim uma missão. Afinal, a sua função não é somente transmitir os conteúdos aos alunos, mas ensiná-los a serem pessoas melhores, além de orientá-los, dando todo o apoio que eles precisarem.

O livro que tem como titulo “GESTÃO PARA RESULTADOS” é o resultado da pesquisa de mestrado que investigou a presença das ideias privatistas na educação pública pernambucana, a partir de uma experiência realizada no Ginásio Pernambucano em Recife e expandida para todo o estado por meio, sobretudo, das escolas de referência.

"Nele eu apresento a origem e a expansão do modelo de gestão, bem como os embates que permeiam esses dez anos de gestão para resultados  ideia de lançar foi o resultado de dois anos e meio de pesquisa em livro partiu da minha banca de defesa do mestrado eles viram que seria interessante oportunizar a quem quisesse conhecer o que vem acontecendo na gestão da escola pública pernambucana” disse.

Emanoel Lourenço ainda falou sobre as dificuldades em lançar o seu livro. “As dificuldades em lançar são muitas primeiramente em encontrar editora que aceite fazer um número reduzido de exemplares, na própria divulgação e como ele faz uma crítica ao modelo de gestão, acaba não sendo bem visto pelos gestores que precisam adotar tal modelo inclusive eu não o lancei e nem o farei, pois isso demanda recursos financeiros”.

O livro custa 50,00 (cinquenta reais), e está sendo divulgado em eventos das universidades. Lourenço estará participando como convidado da UPE (Universidade de Pernambuco) em abril desde ano em um congresso de gestão da Educação em João Pessoa.

No último dia 13 de janeiro o livro “GESTÃO PARA RESULTADOS”,  ocupou um espaço no Centro de Pesquisa e Biblioteca Pública Dr. Aluísio Inojosa.

FOTO: REPRODUÇÃO / FACEBOOK EMANOEL LOURENÇO 


O livro traz uma linguagem acessível e uma trajetória linear da gestão escolar em Pernambuco nos últimos dez anos. Com ele Emanoel Lourenço pretende contribuir com as discussões sobre um modelo de gestão que busca os resultados (numéricos) a todo custo, esmaga a gestão democrática e tira a responsabilidade do estado, jogando-a sobre os ombros do diretor escolar.

Entrevista com a jovem vicentina estudante, aprovada na UPE, Gaby Vieira:


SÃO VICENTE FERRÉR TEM APROVAÇÕES NA UPE: Em Geografia Licenciatura e matemática




 Ser aprovado (a) em alguma faculdade ou universidade é um grande objetivo e sonho para a maioria dos jovens que dedica sua vida aos estudos, jovens de todas as idades, classes e sexo.
Muitos passam por dificuldade e por várias barreiras, atualmente ingressar em uma faculdade ou universidade ficou mais fácil e conquistador. Existem programas educacionais que facilita e abre as portas para os nossos jovens estudantes.
Como o Exame Nacional do Ensino Médio que foi criado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) no ano de 1998, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país e o Programa Universidade para Todos - Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. 
E a cidade de São Vicente Férrer no agreste de Pernambuco a 132,4 km da capital pernambucana não ficou de fora com as aprovações da UPE.  A jovem vicentina Gaby Vieira foi aprovada pela UPE (Universidade de Pernambuco) em Geografia Licenciatura. Também outros estudantes foram aprovados como a Lih Araújo aprovada em Geografia Licenciatura e o Wesley Araújo aprovado em Matemática.

FOTO: REPRODUÇÃO VIA INTERNET
A estudante Gaby Vieira conversou com o Portal Vicentino e falou das dificuldades, da sua trajetória de estudante. Em um trecho da entrevista ela fala que “Aos fins de semana fazia cursinho (PREVUPE) em Timbaúba, todos os sábados e domingos, as dicas que lá recebi foram de fundamental importância” e também sobre a adaptação na Erem Coronel João Francisco a maior instituição de ensino do município, “Foi um pouco difícil no início a adaptação aos inúmeros conteúdos, a exigência dos professores, entre outras coisas. Mas logo consegui me adaptar, os professores que estão sempre ajudando” disse.

ENTREVISTA COM A ESTUDANTE GABY VIEIRA:

Sua trajetória de estudante:

Eu sempre estudei em escola pública, e antes de estudar na EREM Coronel João Francisco, estudei em uma escola municipal (E.M.A.C.A) então quando cheguei na EREM foi um pouco difícil no início a adaptação aos inúmeros conteúdos, a exigência dos professores, entre outras coisas. Mas logo consegui me adaptar, os professores que estão sempre ajudando, a equipe gestora que também está bastante presente incentivando e aconselhando os alunos.

Sobre seu esforço como estudante:

Considero-me esforçada e focada no que quero. Aos fins de semana fazia cursinho (PREVUPE) em Timbaúba, todos os sábados e domingos, as dicas que lá recebi foram de fundamental importância. Tanto a escola (do ensino fundamental e médio) quanto o cursinho e as algumas horas de estudo em casa me fizeram conseguir conquistar a tão sonhada vaga na universidade.

A batalha em conseguir esta conquista:

Conciliar o tempo com os inúmeros conteúdos do vestibular, acho que foi o maior desafio pois são muitos assuntos e pouco tempo. Ânimo para estudar também foi uma barreira, pois tinham dias que o cansaço batia.

Oque pode mudar daqui em diante:

 Muita coisa pode mudar, inclusive a questão da responsabilidade pois sei que agora quem dirigi minha vida sou eu (supostamente), sei que vou amadurecer mais com o convívio amplo com pessoas de diferentes histórias de vida e sei que tudo isso vai ser enriquecedor para dirigir minha trajetória acadêmica e pessoal.

Entrevista com a equipe do Canal Loucura Loucura, criado por jovens vicentinos:

Jovens vicentinos criam canal no You Tube



Nos últimos anos, e expansão dos canais no You Tube foram enormes existe milhares tipos de canais entres eles de humor, jornalismos, educacional e até alguns que você nunca imaginou ter na plataforma do You Tube.

Hoje  em dia, milhares de pessoas escolhem o You Tube, para informar, divertir as pessoas mas  também para mostrar todo os seus talentos, sabemos que muitos dos artistas tanto no mundo  da musica, televisão e cinema foram descobertos por postarem seus talentos em vídeo no You Tube .
Dentro desde meio de comunicação tão forte que é o You Tube, o público que mais faz sucesso,  são eles os jovens, vários deles já conseguiram alcançar o topo do sucesso, com a produção de seus 
vídeos em seus canais, alguns alcança o sucesso apenas como You Tube, devido a popularização de seu respectivos canais, outros não só ganham a fama de youtubers  mais popular do momento, mas também ganham as telinhas, são convidados para programa de TV e Rádio, pra divulgar marcas famosas e até mesmo para filmes.

E agora iremos falar de quatro jovens vicentinos, todos residente em São Vicente Férrer no agreste pernambucano, que criaram o seu próprio canal, e que já vem fazendo sucesso, mas o mesmo canal, já pertencia a um dos integrantes e que infelizmente não fez tanto sucesso como estar fazendo agora.
O canal é titulado como “Loucura Loucura“, um canal de humor e pegadinhas e com quatro jovens, que sonham alto em alcançar sucessos e muita visualização em seus vídeos, que tem como objetivo levar alegria e diversão pra toda população vicentina e pernambucana.

Fizemos uma pequena e curta entrevista escrita com eles, nosso editor geral Alessandro Rodrigues entrou em contato com um dos integrantes do canal e realizou as perguntas que todos vocês irão ler agora, mas antes conheça os quatros jovens vicentinos (integrantes do canal Loucura Loucura)
E em seguida fiquem com a entrevista (Perguntas e resposta) com os integrantes do canal :


Gildo Lima de 15 anos


Gabriel Geschickt de 20 anos


Ygor Silva de 17 anos


Adriano Lima de 18 ano

AGORA A ENTREVISTA ESCRITA COM ELES:


1-      VOCÊS SÃO JOVENS, E COM ISSO ESTÃO COM TODA ENERGIA, ENTÃO  PENSAM EM ALGO A MAIS PRA CANAL (TIPO METAS)?  A nossa meta desde o começo é conseguir o maior numero de visualização.                                                                                                               
2-      OQUE QUEREM PROPORCIONAR COM O CANAL, PARA AS PESSOAS QUE ADMIRAM O TRABALHO DE VOCÊS?  Queremos levar entretenimento pra povo pernambucano. Principalmente para São Vicente Férrer.
3-       NÃO TEM MEDO, QUANDO ESTÃO GRAVANDO AS PEGADINHAS EM DAR ALGUMA COISA ERRADA TIPO AGRESSÕES?  O medo sempre há... (risos) Mas sabemos que não é todo mundo que tem bom humor e algum momento vai ter alguém que não vai gostar das brincadeiras e tal, mas vamos sempre cumprir com o desafio que é fazer o vídeo.
4-      ALGUM DE VOCÊS TEM EXPERIÊNCIA JÁ COMO YUTUBERS?  Um de nossos integrantes tinha um canal com o mesmo nome do nosso, mas não deu tanta visualização quanto o está dando agora.
5-      TIVERAM ALGUMA DIFICULDADE?  Muitas. Mas nunca desistimos.
6-       TODOS ESTÃO EXPOSTOS AO PÚBLICO, COMO VOCÊS LHE DÃO COM AS CRITICAS?   Sabemos que quando se faz uma coisa para o público, têm os dois lados da moeda, o do gostei e o do não gostei. Mas estamos habituados a isso.

7-      PRA FINALIZAR, DEIXEM UMA MENSAGEM A TODOS QUE ADMIRAM O TRABALHO DE TODOS NO CANAL.  Queremos agradecer um por um, todos que veem nossos vídeos. E queremos agradecer também ao criador deste blog por nos dar a oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.